Digite para buscar

Publicidade

Destaques Plantão A1 Saúde

Araguari segue na Onda Vermelha a partir de segunda

Os serviços não essenciais voltam a funcionar e o “toque de recolher” continua

A partir da próxima segunda feira (5), a cidade que estava na onda roxa passa a seguir as regras previstas no Programa Minas Consciente na onda vermelha, atual classificação pela Macrorregião do Triângulo Norte. A administração do município pretende seguir os critérios do Governo de Minas, mas com algumas restrições, entre elas o “toque de recolher” entre 20h e 5h.

Pela onda vermelha os serviços não essenciais voltam a funcionar normalmente, seguindo o rígido protocolo de segurança determinado pelo Programa Estadual. Como exemplo, as lojas do varejo em geral, que podem funcionar de segunda a sábado entre 5h e 20h. Compete ao lojista determinar escala de trabalho dos funcionários e horário de atendimento ao público. Os clubes reabrem com até 50% da capacidade; eventos são permitidos com capacidade máxima de 30 pessoas e realização dentro do horário de 5h às 20h; academias também voltam às atividades normais de segunda a sábado, entre outros comércios e prestadores de serviços que retornarão ao trabalho regular.

Pelo decreto vigente, até domingo a venda de bebida alcóolica é proibida. Com a nova publicação que será feita na segunda cedo, a venda e o consumo serão permitidos. Mas, mesmo pelo delivery, após as 20h fica proibida a venda de bebida alcoólica. O serviço de entrega de comida e bebida não alcoólica continua sem restrição de horário.

As auto-escolas, enquanto o município estiver na onda vermelha funcionam normalmente, mas as aulas teóricas coletivas devem manter o distanciamento entre alunos, professor e com todas as medidas de segurança adotadas pelo local e pelas pessoas.

As escolas convencionais poderão retornar às aulas presenciais, desde que o local tenha o plano de contingência aprovado pela Vigilância Sanitária. Isso quer dizer que as aulas devem retornar de forma gradativa, com limite de alunos por turma, seguindo rigoroso controle de segurança desde a entrada ao término das aulas.

Como Araguari continua com números expressivos em relação à incidência (novos casos) e ocupação quase no limite dos leitos de UTI, segundo a Secretaria de Saúde, mesmo com a reabertura do comércio em geral e dos serviços, todos precisam cumprir o protocolo sanitário estipulado pelo Minas Consciente, bem como a população em seguir com todas as medidas de segurança, sempre optando por permanecer em casa, evitando qualquer tipo de aglomeração e com uso de todos os equipamentos de proteção.

A fiscalização continua e, nessa fase, principalmente para observar as condições de funcionamento dos estabelecimentos.

A administração do município reforça que quando a cidade estava na onda roxa, a gestão local pouco podia fazer em termos de flexibilização. Aumentar as restrições sempre foi possível e agora indo para a vermelha nenhuma medida mais rigorosa está prevista, mas para que assim continue todos devem colaborar. Os índices apresentados pela Vigilância Epidemiológica também serão levados em conta para qualquer nova decisão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Publicidade

× Fale com o A1 Notícia

Rádio A1